Possível condenação de Lula sepulta a esquerda brasileira?

bazarVejo pessoas indicando que a comprovação de corrupção no governo Lula ‘sepultariam’ a esquerda brasileira – como se todos os partidos estivessem representados no PT. Considero-me um cidadão com ideologias rotuladas como “de esquerda”. Não sou comunista. Aliás, nem mesmo o Partido dos Trabalhadores é comunista. Pode ter tido influências marxistas lá em sua origem, em alguns de seus fundadores. Mas prefiro ficar com as impressões da entrevista de Luís Carlos Prestes ao Jô Soares (ainda no SBT), às vésperas das eleições de 1989, dizendo que gostaria de ver eleito Leonel Brizola. Ao mesmo tempo, para o maior líder do PCB (Partido Comunista Brasileiro), o então candidato petista – no caso, Lula – precisava ler Karl Marx para ter mais noção da ‘Teoria do Proletariado’ (ver vídeo aqui, aos 16min56seg). Logo, Lula não é comunista. Pode ser rotulado de populista, como um herdeiro de Getúlio Vargas, classificado como ‘pai dos pobres’. Isso porque, em seu governo, as classes média e baixa foram as mais beneficiadas (pelo Bolsa Família, ProUni, Minha Casa Minha Vida, etc). Talvez nem populismo seja o ideal. Lula é petista. E o petismo entrou em declínio. Não a ideologia de esquerda! Se a esquerda brasileira está sendo sepultada com as acusações a Lula, a direita faleceu em 1992 com o impeachment de Collor? Não pensarei assim. Política não pode ser binária, maniqueísta. Os bons e os ruins e ponto final. Seria muito fácil, né?!

Torço que estejamos dando fim à impunidade no país. Se comprovado que Lula agiu de má fé (e os indícios realmente são fortes), que pague por isso – seja cumprindo pena em um presídio e/ou ressarcindo os cofres da União. Apenas reitero que gostaria de ver todos os maus gestores e políticos sendo investigados fortemente a partir de agora. Eduardo Cunha seria a primeira bola na caçapa? Collor iria pedir música no Fantástico? E o livro biográfico de Fernando Henrique Cardoso, assumindo que foi advertido sobre corrupção na Petrobrás durante o seu governo, será chamado a depor na Polícia Federal igualmente? E o helicóptero com cocaína em Minas Gerais? E os desvios de merenda escolar em São Paulo? E a lista de Furnas? E a interminável Transamazônica da época dos militares?! Há muita coisa a ser investigada. Que não se pare por aqui!

Admito, tenho identificação com algumas bandeiras ditas de esquerda. Por exemplo, defendo o fim do financiamento privado de campanhas, casamento gay, adoção de crianças por homossexuais, regularização das drogas, a legalização do aborto, sou contra a pena de morte e a favor do desarmamento. Quero um Estado forte, capaz de pagar bem seus servidores públicos (leia-se: professores, policiais, médicos, etc). Convenhamos, nestes 13 anos de governo petista no Brasil, poucas destas pautas foram contempladas. Esperava muito mais. Por isso, sempre que tive a oportunidade de votar, em primeiro turno de eleições, acabava optando por outros candidatos que não os petistas. Assim sendo, meu posicionamento é de que não se deve colocar todos os partidos de esquerda como fadados ao fracasso por (indícios de) corrupção no governo PT. Sendo assim, repito: a direita estaria esquartejada há anos. Até porque, pela minha interpretação, o pecado petista foi dar continuidade aos esquemas de corrupção já desenvolvidos em governos anteriores (FHC, Itamar, Collor, Sarney, militares), rotulados como ‘de direita’. Logo…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s