Meu roteiro em Paris: DIA 2 – IGREJAS, UNIVERSIDADES E JARDIM DE LUXEMBURGO

12834699_1058578237538528_1475751629_n
Vista da torre da Catedral de Notre-Dame

Como o hotel onde ficamos hospedados em ‘Quartier Latin’ fica próximo da Catedral de Notre-Dame (cerca de 10 minutos a pé), depois de um café reforçado, resolvemos começar o tour por ali. A torre da igreja abre para visitação às 10h, então chegamos um pouco mais cedo e visitamos o interior da igreja primeiro. Mesmo não sendo católico, indico a visitação interna (com destaque para a estátua de Joana d’Arc). Em seguida, saímos para fora e nos dirigimos à parte direita do prédio, onde aguardamos a abertura da visitação à torre. Foram 30 minutos de espera, com o ponto negativo de que ficamos todo este tempo na chuva (menos mal que eu havia trazido um guarda-chuva, que ficou um pouco danificado devido ao vento, mas nos protegeu). Fazia uns 8°C. A escadaria se dá por um espaço pequeno em espiral, onde realmente cansa muito chegar até o topo da igreja. Mas vale a pena! Tem-se uma visão linda da cidade, com as gárgulas do ‘Corcunda’ te acompanhando de perto. Detalhe é que, ao portar o ‘Paris Museum Pass’, não precisamos comprar o bilhete e, principalmente, não tivemos de encarar nova fila. E isso se seguiu pelas próximas atrações do dia. Como em Sainte-Chapelle, outra igreja que fica na ‘Ile de la Cité’, a alguns metros dali. Nela, há bonitos vitrais, mas não achei nada de especial.

12833375_1058577824205236_407268163_n
Centro Pompidou

Em seguida, seguimos caminhando rumo ao norte em busca do Centro Georges Pompidou. Embora o metrô poderia nos levar mais perto, optamos por ir conhecendo a cidade a pé (a chuva tinha parado). O cenário vale! Neste lugar – um museu de arte contemporânea -, nosso interesse nem foi pelas obras de arte, mas pela subida por uma escada rolante que te dá uma visão panorâmica da cidade. A sensação é diferente porque, à medida que vais subindo, vês os telhados dos prédios e, de repente, surge a Torre Eiffel e todos outros pontos turísticos no horizonte. Lindo! Aqui mais uma vez usamos o ‘Museum Pass’ e evitamos fila e ingresso. Depois disso, voltamos a pé até próximo à Catedral de Notre-Dame, do outro lado da ilha mais uma vez. Ali encontramos um bom lugar para almoçar um ‘Formule’ (entrada, prato principal e sobremesa). Tudo por € 10! E ainda dá para pedir ‘une carafe d’eau’, ou simplesmente uma garrafa d’água, que é de graça!

12804242_1058577630871922_106839695_n
Fontaine Médicis, no Jardim de Luxemburgo

O relógio já marcava 14h quando resolvemos dar mais uma caminhada, agora buscando o Jardim de Luxemburgo. Repito que poderíamos ter pego o metrô, que te dá fácil acesso a qualquer lugar da cidade. No entanto, decidimos caminhar para ir nos acostumando com o cenário magnífico de Paris. Perdemo-nos algumas vezes, é claro, mas nada que um bom mapa não te recoloque no caminho. No nosso caso, encontramos o destino sem percalços e passeamos entre as muitas estátuas do jardim – destaque para ‘La Fontaine Médicis’. Próximo dali, fomos a mais uma igreja (Saint-Sulpice), que se assemelha a Notre-Dame pelo interior, além de ter uma fonte muito bonita e imponente na praça em frente.

O cansaço já começava a bater e começamos a buscar o caminho da ‘casa’. Entre as ruas, nos deparamos ainda com o ‘Panthéon’, as universidades de Sorbonne e Collège de France (bem na hora em que os estudantes estavam saindo) e, de quebra, sentar para descansar na escadaria que serviu de cenário para o filme ‘Meia-Noite em Paris’, de Woody Allen. Ela fica ao lado da igreja de Saint-Éttiene du Mont, em uma pequena ruela de pedra, que ainda desembocou em um minimercado. Ou seja, antes de voltar ao hotel, deu tempo de comprar queijos, champignon, pães e vinho para o jantar da noite.

DIA 3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s