Meu roteiro em Roma: DIA 4 – PRAÇAS E MONUMENTOS

12324960_1064648680264817_617131101_n
Fontana di Trevi

Definitivamente, foi um dos melhores passeios que fiz por Roma. A ideia era apenas caminhar pelas ruas, conhecendo suas praças mais famosas e monumentos. Fizemos um trajeto que iniciaria pelo ponto mais ao norte, em direção ao Vaticano – no caso, Piazza del Popolo. Assim, pegaríamos o metrô até lá, para retornar a pé até as proximidades do Termini, onde estamos hospedados. Acontece que, de largada, uma nova surpresa: os servidores públicos entraram em greve e os metrôs ficaram cerca de 4 horas desativados. Logo, não teríamos outra alternativa que não caminhar até os destinos desejados. E assim foi!

12421779_1064655080264177_205374856_n
Fonte da Piazza di Spagna

Nossa primeira praça foi a Piazza di Spagna. Demos outro grande azar, já que a escadaria da igreja Trinitá dei Monti estava em reforma (bem como a fonte, em formato de barco, no meio da praça). Foi um pouco frustrante! Dali caminhamos pela via del Babuino, que possui inúmeras lojas das grifes mais famosas – como Chanel e Dolce & Gabbana. Claro, ficamos apenas admirando as vitrines. Ao fim da rua, a ‘Piazza del Popolo’. Nada mais é do que um obelisco, com uma porta de pedras gigantesca ao fundo, cercada de igrejas. Até então, nada vinha justificando a saída cedo da cama. Eis que a nossa sorte começou a mudar.

Descemos a ‘Via del Corso’ (outra rua repleta de roupas de marca), até a Fontana di Trevi. Quando chegamos lá, ela já estava tomada de turistas – a maioria japoneses. Porém, funcionários da prefeitura estavam limpando o lugar, recolhendo as moedas do fundo da fonte, e por isso ela estava desligada. Incrivelmente, mesmo enquanto o pessoal trabalhava com as mangueiras sugando as moedas, muitos turistas continuavam a atirar dinheiro para realizar desejos. Esperamos alguns minutos até que a limpeza acabasse e a fonte fosse ligada. Aí o cenário mudou completamente. As pessoas puderam se aproximaram da fonte, com seus jatos que saíam da pedreira e aquele espelho d’água cristalino ganhou pequenas ondas. Lindo lugar, de beleza ímpar!

12516019_1064647360264949_1997029330_n
Pantheon

De humor renovado, seguimos passeio a oeste, passando pela ‘Piazza Colonna’ (que possui uma enorme coluna de pedra erguida pelo imperador romano Marco Aurélio), pelo Templo de Adriano (como o nome sugere, feito em homenagem ao ex-imperador homônimo) e terminando no Pantheón. Este último sim, vale entrar – até porque é de graça! A cúpula é aberta e você enxerga o céu. É um edifício construído a pedido do imperador Augusto e que hoje, em seu interior, abriga os restos mortais dos primeiros reis da Itália: Vitório Emanuelle II e Umberto I. Em frente a ele, há a Piazza della Rotonda, com um obelisco e uma escadaria. Aproveitamos para comprar uns sanduíches e ‘almoçar’ sentados por ali mesmo, curtindo um sol junto aos pombos. Não fomos os únicos a fazer isso!

12596181_1064647276931624_1201518883_n
Campo de Fiori

O passeio continuou a oeste, com a Piazza Navona, que abriga inúmeras apresentações artísticas. Passamos enquanto um grupo musical de italianos tocava. Mais tarde, uns brasileiros fizeram apresentação de capoeira. Por ali também, um grafiteiro mostrava sua arte ao ritmo de música latina. Por fim, um pouco mais ao sul, alcançamos o Campo de Fiori. É outra praça, que por sua vez abriga uma feira a céu aberto. Vendem temperos, comidas, verduras e frutas, mas também artigos para vestimenta. No meio da praça, uma estátua interessante: Giordano Bruno, filósofo italiano que foi incendiado vivo naquele mesmo lugar durante a Idade Média, por ter defendido a tese de que a Terra é que girava em torno do Sol, e não o contrário.

Como já estávamos longe de “casa”, aproveitamos o retorno para passar nas inúmeras lojas de roupa. Algumas têm preços bem razoáveis (se você não converter para o euro, pois então enlouquece). Acredito que por termos chegado no fim do inverno, pegamos muita promoção. Há roupas femininas a € 9, por exemplo. Os artigos esportivos são bem baratos também. Com atenção e paciência, deu para rechear ainda mais a mala.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s